segunda-feira, julho 25, 2005

Um grande salto para um electrão


A boa ciência, segundo consta, é aquela que traduz os conhecimentos em medições. Não admira por isso que se faça algum alarde sobre a medição, realizada recentemente, do tempo que um electrão leva a saltar dum átomo para outro: 320 atosegundos (um atosegundo equivale à milionésima parte de um milionésimo de segundo, ou 0,000000000000000001 segundos - portanto, é fazer as contas, como diria o engenheiro).

Para os não engenheiros, adiantaremos que a relação entre um atosegundo e um segundo é da mesma ordem de grandeza que entre um segundo e a idade do universo (qualquer coisa como 14 mil milhões de anos). Trata-se de uma medição feita com uma precisão nunca antes alcançada, e foi feita em átomos de enxofre sobre uma superfície metálica - de ruténio. A proeza foi conseguida pelos investigadores Daniel Sánchez-Portal e Pedro Miguel Etxenike do "Donostia International Physics Center", juntamente com outros inbvestigadores, e deu origem a um artigo publicado esta semana pela revista "Nature".

O relato deste acontecimento pode ser feito aqui, no site do PhysOrg, onde também se salienta a importância prática da descoberta, a qual «permitirá optimizar a concepção e desenho dos materiais que constituirão os futuros aparelhos electrónicos, nas áreas da nanoelectrónica e electrónica molecular. Esta técnica particular utilizada nesta experiência, permite distinguir entre diferentes valores do spin electrónico (efeito giromagnético) e abre caminho para novas áreas de investigação no campo da "spintrónica", uma nova electrónica onde o factor chave não é o electrão, mas o spin. Os processos de transferência de cargas são igualmente essenciais para a vida (na fotosíntese, por exemplo), para a produção de energia (células fotovoltaicas) e, em geral, para a fotoquímica e electroquímica.»

A propósito: o"Donostia International Physics Center" fica mesmo em Espanha, ali no pais Basco. Eis no que se andam a entreter os vizinhos.

Sem comentários: