domingo, julho 17, 2005

Nuvem negra digital


O "Economist" inclui um artigo sobre o "mau tempo" que parece estar a ameaçar as relações entre os produtores de software e os consumidores, a propósito de alguns desenvolvimento dos chips, nomeadamente a tecnologia dual-core: "Business's digital black cloud". Trata-se de uma resposta ao problema do aquecimento, provocado pelo aumento vertiginoso das velocidades e número de operações que ocorre no interior de um chip: com dois cores consegue-se uma diminuição considerável das temperaturas, já que as operações são divididas pelas duas unidades. Apesar de tudo ocorre um fenómeno de "rendimentos decrescentes" - devido a perdas internas e limitações de design, o dual-core não fornece exactamente o dobro da perfomance, mas qualquer coisa entre 1,3 e 1,8.

Esta solução técnica está a levantar um problema às empresas de software, que costumam fixar as suas licenças em função do número de chips de uma máquina, e a Oracle parece ter já começado a cobrar o dobro por cada dual-core. Os consumidores reclamam, pois o dual-core é apenas uma solução para tornar o chip mais rápido, tal como aconteceu com muitos outros desenvolvimentos técnicos, sem que as empresas de software tenham aumentado as tarifas.

O artigo refere ainda outras técnicas para aumentar a perfomance dos computadores, tais como a "virtualização", que faz com que o computador opere como se fosse várias máquinas em simultâneo, e os esforços das empresas e consumidores para ajustar os preços a estas novas situações.

Sem comentários: