sábado, julho 02, 2005

Nanociência na China



«As três palavras high-tech mais usadas actualmente na China são "computador", "gene " e "nanómetro", de acordo com a Associação Chinesa para a Ciência e Tecnologia.
(...)
Juntamente com o seu rápido crescimento económico, a China adoptou uma estratégia nacional para rejuvenescimento do país através da educação e da ciência e tecnologia. (...) entre os campos que tiveram um rápido desenvolvimento na China durante a última década está a nanociência e a nanotecnologia. Estes termos reportam-se à crescente base de conhecimentos e moldura técnica para a compreensão e manipulação da matéria em escalas nanométricas, desde o nível atómico até ao celular.
(,,,)
Quando o conceito de nanociência e nanotecnologia foi introduzido nos anos 80, foi recebido favoravelmente na China. O interesse inicial foi em parte estimulado pelo desenvolvimento de novos instrumentos e técnicas para a observação de materiais na nanoescala, especialmente os micróscópios de força atómica e efeito de túnel (SPM).
(...)
A China também ajudou aqueles que trabalham na nanociência e nanotecnologia a desenvolver o sentimento de pertença a uma nova comunidade I&D. Desde 1990, por exemplo, têm sido promovidas dezenas de conferências nacionais e internacionais, neste campo.»

Chunli Bai, "Ascent of Nanoscience in China"
(artigo completo na Science Magazine)

Sem comentários: