domingo, julho 03, 2005

A fonte de todos os conceitos


Joseph Schumpeter

A já referida edição de Março do "Journal of Economic Literature" inclui um texto inédito de Joseph Schumpeter: "Development". Suponho que seja o mesmo texto que se encontra disponível aqui. É um notável artigo, a vários títulos. A certa altura parece desvalorizar o papel do "empreendedor" (veja-se o parágrafo traduzido a seguir), mas isso é feito no contexto da explicação científica: o papel do empreendedor pode ser importante, mas não explica porque ocorre a mudança. Schumpeter salienta a singularidade dessa "mudança", o surgimento da "novidade":
«Do ponto de vista metodológico de qualquer teoria da adaptação, a novidade é incompreensível, não apenas no sentido já referido, mas em qualquer outro sentido. Uma designação como, "personalidade criadora" [ "creator personality" ], apenas fornece um nome e, no melhor dos casos, uma localização, para a novidade, mas nada foi explicado. A novidade é o verdadeiro centro de tudo o que deve ser aceite como indeterminado no sentido mais profundo, e sempre coexiste com uma ampla área de, em princípio, circunstâncias e processos determinados - uma distinção à qual atribuo uma certa importância porque parece fornecer a solução essencial à oposição entre determinismo e indeterminismo, tanto quanto essa contradição possa fazer sentido em cada ciência particular. Claro que isto nada tem que ver com muitos problemas de determinação com que a técnica de cada ciância tem de se confrontar mesmo nos seus campos "mais determinados", tal como, por exemplo, o caso do monopólio bilateral em Economia (...)».
Parece tratar-se de um texto de natureza filosófica, apesar de Schumpeter o negar logo nas primeiras linhas. Aqui o economista classifica a escolha do termo "desenvolvimento" aplicado à Economia, como ambíguo e infeliz - tendo embora ele contribuído para essa escolha. A noção corrente de desenvolvimento como variação gradual (incremental) é recusada, por esconder a verdadeira natureza do desenvolvimento económico: o "salto".

Schumpeter redefine assim o conceito de desenvolvimento: "transição de uma norma do sistema económico para outra norma, de tal modo que esta transição não pode ser decomposta em passos infinitesimais". Esta perspectiva levou Schumpeter, menos de dois meses antes de falecer, a criticar duramente a perspectivca evolucionista da economia, chocando colegas como Samuelson, bem como a seita dos econometristas (Andersen, 1999); o certo é que Schumpeter, tal como acentua neste seu artigo, considera impossível extrapolar o "desenvolvimento" a partir dos dados históricos, por muito sofisticadas que sejam as rotinas econométricas.

No mesmo texto encontram-se duas afirmações surpreendentes:
«(...) a nossa visão é mais precisa na esfera económica do que em qualquer outra, porque a Economia é a mais quantitativa de todas as ciências. De todas as ciências, não apenas as ciências sociais, o que seria evidente. Mesmo que os processos descritos pela mecânica possam ser medidos e contados - mas o certo é que têm de ser medidos primeiro - existem fenómenos económicos fundamentais, desde logo o preço, que de acordo com a sua própria natureza são valores numéricos e apenas fazem sentido por serem valores numéricos e estão relacionados com fenómenos similares em relações determinadas numericamente. Um dia, espero poder provar que o número e o valor possuem uma natureza genuinamente económica e tiveram origem na esfera económica, não apenas geneticamente - o que é quase um dado adquirido - mas também logicamente, e que a noção de equilíbrio foi transferida da esfera económica para a imagem da natureza, e claramente não o oposto».
e também:
«Mais acima, usei o termo "impossível" [para a previsão do "desenvolvimento"]. Penso que é mais adequado falar de uma nova tarefa. Esta tarefa obviamente envolve a Lógica e a Matemática, mas, pelo menos se existir alguma verdade no que foi dito acima, eventualmente também a Economia, fonte de todos os conceitos.»
O artigo de Schumpeter é comentado por Markus Becker e outros no artigo: "Schumpeter's Unknown Article Development: a missing link between Schumpeter's theories os economic development, business cycles and democracy".

2 comentários:

Rui MCB disse...

Ideias que algum empirísmo ajudam a renascer (se algum econometrista me apanha estou tramamdo).

Cumprimentos autoregressivos.

Ricardo disse...

Interessante o artigo. O meu interesse por Schumpeter começou na faculdade e foi dos autores mais interessantes de estudar. Este artigo apresenta alguns cortes com o pensamento econométrico. E achei interessante a (i)modéstia de relacionar o surgimento dos números com a economia. Muitas provocações em tão pouco espaço...

Abraço,