segunda-feira, maio 02, 2005

Cenas presidenciais


O Presidente da República desceu às "estradas do Povo": enfiou-se num carrinho "à civil" da GNR e foi ver a malta a guiar. Parecia que nunca tinha andado de carro, espantando-se com tudo o que via; leiam-se estes deliciosos parágrafos do Jornal de Notícias:
«O presidente, que foi filmado, durante todo o percurso, por uma câmara de televisão, nem queria acreditar no que ia acontecendo à sua volta "É impressionante. Quando eles se apercebem quem vai dentro deste carro, mudam logo o comportamento. Olhe, aquele viu a vossa farda e reduziu imediatamente a velocidade. Vai mais devagar", comentava Sampaio para os dois militares que o acompanhavam.

Em resposta, o oficial da GNR que serviu de cicerone retorquiu "Está a ver? Aquela senhora reconheceu o sr. presidente e tirou o pé do acelerador. (...) Isto hoje não é nada. O sr. presidente não imagina as longas filas que se criam, por vezes, atrás de nós quando os automobilistas se apercebem da nossa presença..."»
A seguir foi a uma aldeola onde antes se situava um "ponto negro", com imensos acidentes fatais; depois construiu-se um muro a dividir a estrada e a sinistralidade caíu, mas a aldeia ficou dividida ao meio e o Povo aproveitou para se queixar ao Presidente. Algo irritado, Sampaio ralhou de alto a baixo: ao Povo disse que era preciso ter calma, "pá", já se tinha resolvido um problema, agora resolver-se-iam os seguintes. Depois virou-se para o membro do governo, que lá foi prometendo que até ao Verão a aldeia teria uma passagem superior e mais não sei o quê. (Sabem quantas semanas faltam para o Verão ?...)

O que isto me fez lembrar foi uma rábula do Presidente Soares, também em visita ao Povo, num autocarro, a gritar para os batedores da GNR: "Oh sr. Guarda, vá-se embora!"

Sem comentários: