quarta-feira, maio 11, 2005

Cavaco, o "homem da chave"


Aníbal Cavaco Silva dá início formal à sua candidatura à Presidência da República com um artigo publicado hoje no Público: "A ideia-chave". Aparentemente trata-se de um diagnóstico do nosso atraso relativo face à restante Eurolândia, com a respectiva prescrição, ou "ideia-chave": os nossos problemas económicos só podem ser ultrapassados através do aumento da capacidade competitiva das empresas portuguesas no plano internacional.

Mas o artigo, verdadeiramente, versa sobre uma outra questão: "como conseguir cimentar nos portugueses" esta ideia-chave ? Várias respostas:
  • "colocando o aumento da capacidade competitiva no centro do discurso político";
  • "cabe aqui um papel decisivo ao ministro das finanças":
  • "o discurso político deve dirigir-se também aos autarcas";
  • etç.
  • Portanto, subentende-se que o Professor se apresenta, desta forma, como o homem capaz de difundir a "ideia-chave", ou seja, o homem-da-chave. É claro que, neste momento, é isso precisamente que Jorge Sampaio anda a fazer, com as suas presidências-abertas em torno ds questões da competitividade, os seminários e livros que promove, etç. Cavaco não se pronuncia sobre Sampaio mas, ao definir esta pose para o retrato presidencial, está a confirmar a estratégia de Jorge Sampaio.

    Sem comentários: