segunda-feira, abril 11, 2005

Economia e sexo


Posner e Becker, no seu blogue, escrevem sobre a Revolução Sexual. Posner inicia o diálogo questionando-se porque é que a moralidade sexual sofreu tantas modificações nos últimos 50 anos, proponde-nos uma "abordagem económica": «Uma vez que os benefícios do sexo, no sentido do prazer ou do alívio da tensão que proporciona, tem profundas raizes biológicas, é provável que a resposta deva ser procurada do lado dos custos», os quais, segundo Posner, cairam dramaticamente no último século; depois de desenvolver este raciocínio, Posner conclui que «na medida em que, devido às mudanças económicas e tecnológicas, o sexo deixará de ser considerado quer perigoso quer importante, podemos esperar que se venha a transformar numa actividade moralmente neutra, tal com aconteceu com o acto de comer»

Becker não concorda com esta última previsão:«Discordo de Posner em que o sexo se virá a tornar, quer moralmente quer em outros domínios, em apenas mais uma actvidade de consumo, como comer. O acto sexual constitui uma relação muito íntima entre duas pessoas, a qual se foi constituindo á medida que os humanos evoluiram ao longo dos últimos 50 mil anos, quando parece que se começaram a organizar em famílias. Esta relação provoca uma grande ligação e bagagem emocional, a qual não vai desaparecer apenas porque os contraceptivos se tornaram eficientes e as taxas de nascimento baixas.»

1 comentário:

Ricardo disse...

É o que dá colocar dois economistas a discutirem pessoas de carne e osso. Espero que a nova geração de alunos de economia não seja bombardeada com modelos económicos para explicar o sexo. E muito menos teorizar com equilíbrios de Nash o que deve ser natural, leia-se, fora do âmbito de estudo da economia.

Gostei do blogue! Muito interessante!