quarta-feira, abril 27, 2005

A culpa é do sistema...


Impressionou-me (muito negativamente) um dirigente sindical que, perante a proposta do governo de aumentar os períodos de estudo da matemática, disse ter "muitas dúvidas" da sua eficácia; tanto quanto ele sabia, acrescentar mais horas até poderia ter o efeito oposto.

Eu suspeito que o dirigente sindical é capaz de ter razão: no que respeita à fatia de professores incompetentes (ou irresponsáveis) quanto mais horas estes estiverem com os alunos pior para a aprendizagem. Mas se estivermos à espera que os sindicatos admitam que possa haver uma fatia de incompetência no corpo docente, podemos esperar sentados. Mesmo que se prove essa inconpetência, o Sindicato dirá: a culpa é do sistema, tal como Riff, o jovem delinquente do West Side Story...
O meu pai bate na minha mãe
A minha mãe bate em mim
O meu avô é comunista
A minha avó snifa chá
A minha irmã usa bigode
E o meu irmão veste saias
- Ainda se admiram que eu seja um marginal?
Ou seja (parafraseando):
Nós não somos maus alunos,
Somos é malcompreendidos...

Sem comentários: