sábado, abril 02, 2005

Courrier Internacional



Com as chuvas florescem as revistas. Hoje é a "Courrier Internacional", cujo número 0 é distribuído com o Expresso.

Como refere em editorial o seu Director, Fernando Madrinha, a revista está associada à homónima francesa Courrier International, caracterizando-se assim por "reunir e editar trabalhos dos jornais de referência mais influentes e de maior tiragem a nível global, bem como de órgãos que normalmente não aparecem nos grandes circuitos comerciais de informação". A edição portuguesa é referida online aqui.

Refectindo a influência francófona, o tema de capa e de fundo é a ameaça da vitória do não nos referendos à Constituição Europeia.

Outros destaques: Dusan Sidjanki, professor em Genebra, fala do seu antigo aluno e assistente, Durão Barroso e do seu titubeante desempenho à frente da Comissão Europeia. Artigo de Mia Couto sobre a pobreza em África, com o tírtulo: "Os sete sapatos sujos" (uma espécie de sete pecados mortais que impedem os africanos de se desenvolverem). Artigo de António Guterres sobre o possível "não" francês. Uma reflexão de José Gil, da qual citamos:
"Notemos apenas, no campo dos traços pessoais que influenciam a acção política e ajudam à criação do carisma, uma virtude que o primeiro-ministro possui, muito valorizada pelos portugueses (talvez porque a eles, na sua generalidade, ela lhes falte): a obstinação, a persistência, a fidelidade sem concessões ao rumo adoptado. (Por a possuírem num grau superior, Cunhal e Cavaco são admirados pelos portugueses de todos os estratos sociais e políticos). Que a obstinação duradoira e a firmeza do engenheiro José Sócrates o ajude - e nos contamine, se vier por bem."
Na secção de divulgação científica vem referida uma investigação de um aparelho que permitirá seleccionar os espermatozóidos mais aptos para a fecundação, separando-os dos estéreis (clique na imagem). O artigo refere apenas os aspectos científicos, ignorando as implicações éticas. Esta possibilidade de seleccionar os espermatozóides está longe da determinação exacta das características dos novos seres humanos (pois continuará a haver uma multidão de lombriguinhas a disputar a corrida) mas pode ter efeitos de selecção sobre as características médias das novas gerações.

Sem comentários: