sábado, abril 02, 2005

Assombrações


Um muito bom texto no Semiramis: "A maldição da Economia". Concordo com tudo, excepto com esta ideia: «Obviamente que são os políticos que tomam as decisões. Cabe aos economistas elencar os resultados possíveis dessas decisões».

Toda a gente toma decisões, e todas essas decisões influenciam o percurso da sociedade. A "explicação" de que são os políticos quem toma as decisões é um "modelo" demasiadamente simplista. É claro que nem todas as decisões têm o mesmo peso no curso da festividades, mas as decisões dos economistas, seja no papel de políticos acidentais, seja no de gestores, investigadores, professores, jornalistas, etç, têm mesmo muita influência na nossa sociedade. A "racionalidade" de muitas das decisões tomadas por outros agentes (nomeadamente os políticos profissionais) são muito determinadas pelas "teorias" dos economistas, nomeadamente de alguns defuntos economistas, como referiu Keynes numa conhecida frase:
«Practical men, who believe themselves to be quite exempt from any intellectual influences, are usually the slaves of some defunct economist.»
Com esta frase Keynes pretenderia criticar os tais "homens práticos", mas podemos ler a frase ao contrário e ver como as ideias dos economistas, mesmo depois de mortos, continuam a assombrar o mundo dos vivos.

Sem comentários: