sexta-feira, março 11, 2005

Regurgitam e mastigam


«Sob o meu teclado a secretária treme: os blogues já estão em marcha"», escreve hoje Simon Jenkins numa divertida coluna no Times online [tradução minha]:

«Esta semana estive em Washington, num seminário sobre o futuro do jornalismo de opinião. Usualmente estes seminários servem para neófilos mal pagos se chatearem uns aos outros. Mas desta vez senti a terra tremer. As conversas foram dominadas pelos bloguistas. Estavam em todo o lado, contactando permanentemente uns com os outros online através de tele-agendas 3G. O bloguista dedicado actualiza o seu site duas ou três vezes por dia, como se nenhum boato pudesse ficar esquecido e nenhum abuso impune. É de loucos.

«Estes tipos arrogam-se ser os legisladores oficiosos da livre opinião. Eles tremem, exaltam-se, denunciam e vociferam como puritanos do século XVII. Muitos regurgitam e mastigam o que custou milhões à mainstream media (depreciativamente designada como "MSM") para descobrir e confirmar. Muitos deles são fanáticos conservadores. Tudo o que precisam é de um gosto pelo exibicionismo e uma designação atraente: mediabistro, FishBowlDC, wonkette. Um blogueiro do Yahoo, Ted Rall, avisa a blogosfera: "Há um novo Sherife na cidade. É bêbado. É mau e está do lado dos maus." A web representa a vingança dos Bushanetes contra o jornalismo liberal. Um blogue, ou atrai ou morre.»

O citado Ted Rall tem um artigo de conteúdo semelhante, onde compara os bloguistas puritanos a um novo McCartismo: leia-o aqui; o último parágrafo diz mais ou menos isto:

«Os bloguistas são pessoas comuns, muitos deles com pouca formação e com nada de interessante para dizer. Estão ali sentados nas suas salas, regurgitando e mastigando o que os verdadeiros jornalistas produziram com trabalho árduo. Não têm acesso a fontes e não prestam contas a ninguém, tal como ninguém lhes pede contas quando cometem erros, ou ultra-simplificam, ou mentem. Sim, há um sherife novo na cidade. Infelizmente é bêbado, é mau e está do lado dos maus.»

1 comentário:

João Pedro disse...

Apear da ironia que transparece no texto, é um bom indício de como os blogs se vão tornando em orgãos de informação (e opinião)não-oficiais.