segunda-feira, março 28, 2005

Contas externas em perigo


O Jornal de Notícias refere que "A entrada em vigor, em Julho, da directiva comunitária sobre a poupança pode afastar os emigrantes dos bancos portugueses. Em causa poderão estar 9,3 mil milhões de euros, o equivalente a 11% do total dos depósitos de poupança existentes no país, de acordo com dados do Banco de Portugal." A medida visa controlar as movimentações financeiras que são feitas com o objectivo de aproveitar a diferenciação de regimes fiscais e bancários, não só na União mas igualmente em qualquer parte do mundo.

Ninguém parece saber exactamente como irão reagir os depositantes - triste imagem da nossa prospectiva económica. A hipótese de desvio dos depósitos para outras paragens pode igualmente ter consequências macroeconómicas para Portugal já que as remessas de emigrantes, embora já sem a importância que tiveram no passado, constituem ainda uma boa ajuda para as contas externas.

Se a esta hipótese juntarmos a previsíveldiminuição dos fundos comunitários, as contas externas portuguesas poderão enfrentar tempos difíceis nos próximos anos (e quem diz "as contas externas portuguesas", diz "os portugueses").

O fluxo de transferências oriundas do estrangeiro tem tido um papel importante na nossa economia, financiando o investimento e o desenvolvimento e mascarando (ou consolidando...) a nossa incapacidade para gerar internamente as poupanças necessárias.

(Noticia de Isabel Forte e Pedro Araújo no Jornal de Notícias)

Sem comentários: