sábado, fevereiro 19, 2005

The Tragedy of the Commons (II)


Na enciclopédia Answers.com, "tragedy of the commons" é assim definida:
«é uma metáfora que ilustra o que se pode designar como uso sub-óptimo, ou mesmo a destruição, de recursos públicos ou colectivamente partilhados (os "commons") por interesses privados, quando a melhor estratégia dos de cada um dos indivíduos entra em conflito com o bem comum. A metáfora é frequentemente utilizada para arguir a favor da propriedade privada e contra certas teorias tais como o socialismo libertário, que advoga a propriedade colectiva dos recursos. O termo foi popularizado por Garrett Hardin no seu artigo "The Tragedy of the Commons", publicado em 1968 na revista Science
Há quem traduza a expressão como a tragédia dos baldios, que não parece totalmente satisfatória pois "commons", para além de 'baldios', é igualmente sinónimo de "propriedade comum" ou "bem de uso partilhado". Ver também aqui, aqui e aqui.

O tema tem vindo a ter grande desenvolvimento na teoria económica, associado à Teoria dos Jogos e à corrente Direito e Economia, focalizando em temas como a sustentabilidade dos ecossistemas sob a pressão de actividades económicas, bem como sobre a sustentabilidade do sistema económico global.

Nesta página da Science acede-se ao artigo original de Hardin, a uma extensão de 1998, bem como reacções de outros autores e diversos links relacionados. Salientam-se: Digital Library of the Commons e o livro The Drama of the Commons (2002). Em Dezembro de 2003 a Science publicou uma edição especial comemorativa do aniversário da publicação original de Hardin. A propósito do Protocolo de Kioto leia: Global warming: "Tragedy of the Commons" revisited.

Garrett Hardin faleceu em 2003, com 88 anos: morte voluntária, em conjunto com a sua mulher; eram ambos membros do "End-of-Life Choices", um grupo defensor do direito ao suicídio de doentes terminais.

Sem comentários: