terça-feira, fevereiro 22, 2005

Sumantra Ghoshal


Serão as escolas de gestão "más para o negócio"? O Economist avisa que as escolas de gestão estão a ser responsabilizadas por muita da má gestão empresarial da actualidade, de acordo com um artigo póstumo de Sumantra Ghoshal que surgirá em breve na revista Learning & Education da Academy of Management. Ghoshal afirma que «os piores excessos das recentes práticas de gestão têm as suas raízes num conjunto de ideias que emergiram do meio académico das escolas de gestão nos últimos 30 anos». A causa é atribuída ao programa universitário que pretende fazer do estudo da Gestão "uma espécie de Física", com modelos simplistas sobre o comportamento humano, modelado como racional, egoísta e maximizador-de-utilidade.

Ghoshal ataca especialmente as teorias de Gestão associadas a dois conhecidos investigadores de Harvard: Michael Jensen (cuja 'teoria da agência' levou as escolas a ensinar que não se pode confiar nos gestores para a realização do seu próprio trabalho) e Michael Porter, cujo modelo das "cinco forças" sugere que as empresas devem competir não apenas com os seus concorrentes, mas também com os seus fornecedores, clientes, empregados e autoridades reguladoras.

Na blogosfera o artigo foi comentado pelo Cyberlibris, pelo BusinessPundit e pelo Farsantes.

O mesmo assunto é comentado aqui por Sean Corrigan (do Mises Institute). Mostrando logo os dentes à partida, Corrigan avisa-nos que Ghoshal é um behaviorista suspeito de ser igualmente hostil à escola austríaca, e adianta: «o ser humano é de facto egoísta e procura maximizar a utilidade, mas querer construir "teorias grandiosas" e "elegantes modelos matemáticos" baseados nisto apresenta muitos defeitos, não sendo o menor deles o facto de "utilidade" constituir um julgamento de valor que varia subjectivamente de indivíduo para indivíduo».

Comentando o mesmo artigo, o Portal Exame lembra que «no ano passado, outro grande guru da administração, Henry Mintzberg, lançou o livro "Managers Not MBAs", em que afirma que esses cursos "treinam as pessoas erradas do modo errado, gerando as consequências erradas».

Sumantra Ghoshal foi professor da London Business School e é co-autor dos livros Managing Across Borders: The Transnational Solution e The Individualized Corporation: A Fundamentally New Approach to Management, comentado aqui pela JanelaWeb, que tem uma entrevista com Ghoshal aqui. O seu falecimento e carreira académica são referidos aqui.

Sem comentários: