quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Efeito de "enquadramento"


O artigo referido no post anterior explorou o efeito de enquadramento (framing effect) e a experiência de Kahnemam e Tversky. Sobre este assunto escreveu Mauro Porto (texto adaptado):

No campo da psicologia, o conceito de enquadramento foi desenvolvido para explicar os determinantes cognitivos das escolhas, principalmente em situações de risco. As experiências conduzidas por Kahnemam e Tversky demonstram que mudanças na formulação dos problemas de escolha causam mudanças significativas nas preferências. Por exemplo, numa das experiência, pediu-se aos participantes para imaginar que o governo dos Estados Unidos estava a preparar para o aparecimento de uma “doença rara que poderia causar a morte de 600 pessoas. Pediu-se então às mesmas pessoas para julgar qual dos dois programas propostos para combater a doença deveria ser adoptado. Para um grupo de pessoas, o primeiro programa é apresentado como salvando 200 pessoas, enquanto que para o segundo grupo o mesmo programa é apresentado como matando 400 pessoas. Apesar da informação factual em ambos os casos ter permanecido constante, incluindo o número provável de mortes que ocorreria se um segundo programa fosse adoptado, o primeiro programa foi escolhido por 72% dos participantes do primeiro grupo e por apenas 22% do segundo.

A experiência demonstrou que, apesar do facto de que ambos os problemas eram idênticos, as pessoas frequentemente decidem de acordo com a forma pela qual os temas são enquadrados: escolhas envolvendo ganhos (“200 pessoas serão salvas”) tendem a evitar riscos, enquanto que escolhas envolvendo perdas (“400 pessoas morrerão”) geralmente levam as pessoas a assumirem mais riscos. Kahneman e Tversky sugerem que as escolhas e preferências políticas podem mudar não por causa de alterações das informações, mas sim devido a apresentação de enquadramentos específicos da mesma informação. Como afirmam os autores, um assessor do Presidente pode influenciar suas decisões “sem distorcer ou suprimir informações, mas meramente através do enquadramento de resultados e contingências”. Efeitos relacionados com a formulação dos problemas e das questões, podem ocorrer sem que as pessoas estejam conscientes do impacto do enquadramento na decisão final e podem ser explorados de forma deliberada para manipular a atractividade das opções. Os enquadramentos são, portanto, importantes instrumentos de poder.

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