terça-feira, janeiro 11, 2005

Portugueses





Post do blogue Outra Margem, de uma família portuguesa recém chegada a França:
«Já nos temos cruzado com alguns emigrantes portugueses por aqui. Há os que assumem e os que não assumem. Podem não achar muita graça, mas vejam esta história. Fui ao Carrefour trocar uma televisão (porque tinha as cores todas trocadas e porque nesta casa já temos televisão) e, enquanto esperava que a menina escrevesse tudo no computador, aparece um casal jovem com ar de pedreiro e cabeleireira. Ela tem o cabelo pintado de ruivo natural e ele tem umas lindas calças de fato-de-treino roxas (a palavra correcta seria 'mauve') com, imaginem a glória, um emblema do Benfica cosido um palmo acima do joelho. Vai daí, digo eu assim: 'Belas calças'. Nada. Repeti 'belas calças, ó amigo!'. Nada. Pagou o frigorífico que tinha ido comprar num francês remediado e nem olhou para mim. Urso.»

1 comentário:

Hugo Ferreira Garcia disse...

Eu confesso.
Se estivesse no estrangeiro e visse um indivíduo numa superfície comercial com umas calças de fato de treino com o logo do benfica ligeiramente acima do joelho, provavelmente não lhe teria dito nada.
Geralmente, quando estou no estrangeiro, esforço-me por dar uma ideia de Portugal como um país com pessoas de mente aberta e evoluída.
Depois fico com medo que apareça um Português dos outros...