segunda-feira, janeiro 03, 2005

Iliteracia sontaguiana


O Causa Liberal transcreve um texto de Srdja Trifkovic onde se afirma que:
«A Srª Sontag deu uma sólida contribuição para a degradação dos padrões culturais ao longo das últimas quatro décadas. Mas, ao contrário de alguns propagadores de ideias perniciosas, tais como Voltaire, que podia apresentar-se numa prosa eloquente, Sontag era incapaz de escrever uma frase decente»
Será que podemos inferir daqui que o pessoal da "causa liberal" não é sequer capaz de ler os textos de Susan Sontag? A ser assim, percebe-se a animosidade - e os comentários subsequentes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser essa a razão. A raposa também dizia "estão verdes, não prestam!", para não assumir que não chegava lá.
Já agora, "... fez uma sólida contribuição..." é uma forma "decente de frasear"? Não seria mais "decente" escrever "deu", em vez de "fez"?... (pergunto eu, que assumo as minhas dúvidas e dificuldades).
DespenteadaMental

Joao Augusto Aldeia disse...

É capaz de ter razão: "fazer uma sólida contribuição" não soa lá muito bem; vou emendar de acordo com a sua sugestão.

Anónimo disse...

Ops!... Antes, limitei-me a comentar/corroborar a sua dedução sobre a inserção/transcrição do texto de Srdja Trifkovic, deduzindo eu, por conta própria, que a tradução era 'liberal'. Daí, ter usado alguns termos do texto para enfatizar a devolução das farpas.
Fui ver, agora, quando escreveu que ia corrigir (porque só o faria se a tradução fosse sua) que o 'Causa Liberal', realmente, só fez transcrição e que a tradução, ao correr da pena, foi sua.
Assim, peço-lhe desculpa pelo 'boomerang' que, como deduzirá, agora, tinha outro alvo.
Abraço,
DespenteadaMental

Joao Augusto Aldeia disse...

Não se preocupe: a sua observação foi correcta e oportuna.