sábado, dezembro 25, 2004

Um "herói" do nosso tempo


O Bloguítica chama a atenção para o "ridículo" da coligação do PSD com o PPM e o MPT e questiona-nos: «um PSD em profunda crise coliga-se com partidos que não existem politicamente. Premonição?»

Ha um traço de personalidade em Santana Lopes, que eu designaria como "feminino", que se manifesta, por exemplo, na grande importância que é dada à coincidência de datas (o que ele considera uma coisa "impressionante", apesar de por vezes a coincidência não ser assim tão exacta). Já na tomada de posse do seu governo, tentou que ela coincidisse com uma efeméride qualquer associada a Sá Carneiro.

É provável que esta aliança com o PPM - sem negar o "desespero de causa" referido pelo Bloguítica - se imponha ao evanescente político como a inevitável reconstituição de uma época dourada na sua vida, a dos tempos "heróicos" em que trabalhou com Sá Carneiro (que ele evoca recorrentemente), a época do governo do Bloco Central (onde também houve uma aliança com o PPM, que na altura tinha alguma visibilidade).

Todos estes "sintomas", bem como o episódio do "está escrito nas estrelas", manifestam uma mente alienada a uma certa mitificação precoce da própria vida. Essa alienação explicaria algumas "inconsistências" (para nós...) do discurso de Santana (visível, por exemplo, no seu famoso "discurso de estado", onde misturava assuntos importantes com banalidades) bem como a sua febre de contacto com outros estadistas, como se estivesse já a escrever a sua própria biografia heróica.

Sem comentários: