terça-feira, dezembro 28, 2004

Desempenho académico


Via FísicosLX cheguei a esta notícia do DN sobre uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto:
«Uma análise estatística da performance dos alunos ao longo dos últimos quatro anos permitiu aos responsáveis perceber que o grande factor de fracasso dos alunos se devia às prestações académicas logo no primeiro ano. As inscrições em anos sucessivos, permitidas pelo sistema de créditos, deixando para trás disciplinas por fazer, é prática comum na faculdade, mas 60 por cento dos alunos que o fazem acabam por piorar a sua situação. Apenas um por cento dos estudantes com cadeiras em atraso consegue efectivamente ultrapassar essa situação.»
Traçado o diagnóstico, a instituição desenvolveu um programa-piloto para 150 dos 700 novos estudantes que permitiu elaborar uma nova proposta de transição do primeiro para o segundo ano, mais rigorosa, mas acompanhada de uma série de medidas dirigidas às limitações detectadas na formação dos estudantes.

Creio que todos os docentes conhecem o efeito perverso das "facilidades" de passagem de ano (que poderá ser agravado com o novo sistema de ECTS, âmbito Bolonha) mas aguardam-se agora os resultados reais da experiência da FEUP, cuja iniciativa merece, desde já, elogio e divulgação.

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