terça-feira, dezembro 21, 2004

A culpa é dos portugueses


Como é costume, a discussão sobre um dos mais importantes problemas nacionais - o défice público - ameaça agudizar-se em torno de aspectos superficiais. As operações de maquilhagem contabilística (tais como a última versão de venda do património, que não passaria de um empréstimo com hipoteca disfarçado de outra coisa) podem servir pontualmente para "ficar bem no retrato", mas não iludem os efeitos reais na economia. Toda a gente sabe disso mas aceita-se a maquilhagem, excepcionalmente, num ano; depois aceita-se o mesmo no ano seguinte - e assim sucessivamente.

Finalmente um qualquer departamento da Eurolândia vem dizer que já chega de batota, e toda a gente começa a discutir sobre quem é a culpa de termos sido "apanhados". É do Governo? É do Presidente? É da Banca? Ridículo!...

A culpa é dos portugueses, de todos os portugueses, que nas suas escolhas colectivas e individuais - desde as que foram expressas através de votos nas urnas até às decisões que cada um tomou na sua actividade profissional e nas despesas de consumo - optaram, sem dúvida e com conhecimento de causa, por este caminho.

Sem comentários: