terça-feira, novembro 30, 2004

E com as eleições: sobe ou desce?


O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) começou a divulgar, desde Outubro, um novo indicador mensal de expectativas sobre a evolução da economia portuguesa a «curto prazo». O índice pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima). Os valores já apurados foram:
Outubro: 46,3
Novembro: 46,4
O indicador baseia-se em dois tipos de informação. Parte dela será «objectiva» e assente em números do Instituto Nacional de Estatística e em relatórios de instituições especializadas na actividade económica, tanto ao nível nacional como internacional. A outra parte da informação está mais relacionada com as «percepções», baseando-se num inquérito a todos os docentes do ISEG sobre a forma como antecipam a evolução da economia portuguesa no curto prazo, informação posteriormente tratada por um painel de 16 professores da faculdade.

O índice e é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respectivamente por cada um dos membros do painel. Como indicador de consenso é utilizado o coeficiente de variação dos valores individuais.

1 comentário:

gin disse...

este pedido de ajuda para outro blog, mas o SaudeSA está sem conseguir postar no blog. Dá para lhe dares uma ajuda?
se der tem de ser por e-mail ... esta foi a msg que recebi de lá
"A Saudesa funcionou normalmente até cerca das 04.00 AM. Hoje só dá acesso ao Dashboard. Não dá qualquer outro acesso (New Post, template, settlings). Já enviei vários emails para a blogger a relatar as dificuldades, sem qualquer resultado.
Agradecia envio de informação sobre como ultrapassar esta dificuldade.
Gratos
Xavier"

xavier51@hotmail.com

http://saudesa.blogspot.com