sexta-feira, novembro 26, 2004

Divergir não é empobrecer


Notícia do Público:
O ex-primeiro-ministro Cavaco Silva advertiu ontem à noite, no Porto, que a situação económica em Portugal "é complicada" e que o país "vai continuar a empobrecer até 2006", afastando-se "cada vez mais" da Espanha e da União Europeia.
Divergir da União Europeia e empobrecer são duas coisas diferentes. Não creio que estejamos a empobrecer. Eu percebo a ideia: relativamente aos outros países europeus, ficamos mais pobres. Mas porque temos de nos comparar só com os europeus?

Seja devido à maior solidez das maiores economias europeias e ao seu stock de capital e de infraestrutura, nomeadamente a de ensino, seria difícil (embora não impossível) que fosse de outro modo. Quanto aos países da recente adesão: o nível económico baixo de que muitos deles partem cria condições objectivas para um crescimento rápido (como aconteceu com Portugal nos passados anos 60).

De qualquer modo, o quadro traçado por Cavaco Silva é muito preocupante. A perda de posição relativa no contexto da União pode ser considerada como "a oportunidade perdida", atendendo ao volume de ajudas comunitárias que recebemos e de cuja aplicação ninguém parece interessado em fazer a avaliação.

Sem comentários: