quarta-feira, março 11, 2009

Teoria do Rebanho

     Você está sentado numa sala com mais 10 pessoas que parecem concordar num dado assunto, mas você tem uma opinião contrária. Você manifesta-se? Ou simplesmente segue os outros?
     As técnicas de imagiologia ajudam os cientistas a olhar na base para os princípios da psicologia social no cérebro. Décadas de investigação mostram que as pessoas tendem a seguir o ponto de vista da maioria, mesmo se esse ponto de vista estiver objectivamente errado. Agora os cientistas complementam essas teorias com imagens do cérebro.
     Um novo estudo publicado na revista Neuron mostra que quando uma pessoa tem uma opinião diferente dos outros, num dado grupo, o seu cérebro produz um sinal de erro. Uma zona do cérebro popularmente apelidada como "oops area" torna-se extra-activa, enquanto que a actividade duma "zona de recompensa" abranda, fazendo-nos pensar que estamos a ser demasiadamente diferentes.
     «Podemos provar que um desvio relativamente à opinião do grupo é reconhecida pelo cérebro como um 'castigo'», afirma Vasily Klucharev, estudante de pós-doutoramento no F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging na Radboud University Nijmegen, na Holanda, principal responsável pelo estudo.

artigo no CNN.com/Health

Sem comentários: