quinta-feira, janeiro 11, 2007

Cérebro quântico

A "NeuroQuantology" é uma revista que se publica desde 2003, e que se apresenta como "uma publicação interdisciplinar da Neurociência e da Física Quântica". A última edição apresenta alguns artigos sobre a hipótese do "cérebro quântico", com a curiosidade da revelar algumas experiências que "provam" a existência de um efeito não local de uma substância química sobre a actividade cerebral, através do "entrelaçamento quântico". Embora o entrelaçamento quântico seja aceite em termos de partículas, a hipótese de que a passagem de impulsos magnéticos através de um analgésico, na direcção dum cérebro humano, pode "transportar" para lá os efeitos analgésicos, parece-se muito com charlatanismo. No entanto, aqui fica a referência.

  • "Evidence of Non-local Physical, Chemical and Biological Effects Supports Quantum Brain" - Huping Hu, Maoxin Wu

    «Realizámos experiências [...] para testar a possibilidade de entrelaçamento quântico [quantum-entangling] das entidades quânticas no interior do cérebro com as de uma substância química externa. Descobrimos que a aplicação de impulsos magnéticos ao cérebro quando um anestésico era colocado de permeio, leva o cérebro a sentir o efeito desse anestésico, tal como se o indivíduo o tivesse inalado. Também descobrimos que a ingestão de água exposta a impulsos magnéticos, luz laser ou micro-ondas, quando um anestésico é colocado de permeio, também causa efeitos cerebrais em diversos graus. Através de experiências adicionais verificámos que o referido efeito cerebral era de facto consequência do entrelaçamento quântico. Estes resultados contrastam a crença de que o entrelaçamento quântico só por si não pode ser utilizado para transmitir informação e apoia a possibilidade de um cérebro quântico.»

  • "Dynamics and Adaptation: Consciousness, Cognitive Science, and Quantum Mechanics" - Jon R. Courtney

    «Este artigo examina o ponto de situação de algumas das explicações da consciência, comparando e avaliando os pontos de vista da Psicologia (isto é, conhecimento) e da Física (isto é, mecânica quântica). Sugere-se que as duas abordagens possuem similaridades tanto ao nível metodológico como teórico, e que devem beneficiar de consideração mútua.»

  • Sem comentários: