quarta-feira, setembro 06, 2006

Os alpendres da Arrábida

Arrabida - Estrada da Figueirinha
[ clique para ampliar ]
A dispendiosa - 15 milhões de € - empreitada de "consolidação" da encosta sul da Arrábida, sobre a estrada que liga a Figueirinha ao Portinho, foi finalmente concluída [ver notícia]. Há quem considere a obra notável, mas a visão da teia de redes e dos maciços "túneis" (mais parecidos com "alpendres") de betão é muito desagradável à vista. Talvez seja por isso que se pretende afastar os turistas daquelas águas: assim escusam de ver coisas tão feias...

O movimento de contestação à abertura daquela estrada, no início do século XX, acabaria por dar origem à primeira organização ecologista portuguesa: a Liga para a Protecção da Natureza. João Bénard da Costa, nos artigos que tem vindo a publicar sobre as suas férias na Arrábida, lamenta que a instabilidade daquela zona, agravada com os incêndios dos últimos anos, não tivesse sido aproveitado para o encerramento da estrada - uma ideia interessante.

Mas para onde iriam os veraneantes tomar banho? Uma solução possível seria a reconstituição das praias ribeirinhas de Setúbal, frente à cidade, no âmbito do Setubal-Polis. No entanto, o mais provável é que vença ali a tendência - já verificada no Parque das Nações - para se construirem ainda mais edifícios, "viabilizando" o financiamento de um pouco mais de espaço público betonizado.

[Originalmente publicado no blogue 'Setúbal'.]

Sem comentários: