terça-feira, agosto 15, 2006

Originalidades

A Sesibal é uma cooperativa de pesca que agrupa barcos de Sesimbra, Setúbal e Sines, mais especificamente traineiras que se dedicam à pesca da sardinha, carapau, e similares. O sector da pesca andas mal e tem suportado mal o acréscimo do preço dos combustíveis, apesar do mesmo ser subsidiado. Qual a solução? Bem, o responsável da Sesibal não tem falya de ideias. Pore exemplo:
«Como solução [a Sesibal] propõe um "preço mínimo estipulado por lei na ordem dos cinco por cento em cima de cada quilo de pescado". Este aumento de cinco por cento seria "diluído no intermediário e não no consumidor final". Outra solução que poderia melhorar as condições na actividade piscatória seria a "isenção do IRS, IRC e outras taxas", uma vez que a carga fiscal à pesca "é altíssima" e é descontada "directamente sobre as vendas".»
Trata-se de uma ilusão: a primeira venda do peixe é feita em leilão. Se fosse aplicado o sistema sugerido pela Sesibal, os compradores limitar-se-iam a exercer a sua licitação em valores mais baixos, de tal forma que, com a aplicação dos tais 5%, se encontrasse o preço de equilíbrio de mercado. Também não se percebe como é que esse ónus de 5% poderia ser "diluído no intermediário e não no consumidor final". Enfim: originalidades.

Sem comentários: