segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Também tu, Blanchard!...


O Diário de Notícias apresenta uma pequena entrevista com Olivier Blanchard, onde o economista repete algumas das ideias apresentadas na Conferência do Banco de Portugal - incluindo a descrença no poder miraculoso da aposta tecnológica. Mais uma facada no Plano socrático...

Para aumentar a produtividade, a grande aposta do Governo é a aplicação de um plano tecnológico. Deve ser a prioridade?

«Não deve ser a principal preocupação. É muito importante melhorar o sistema educativo e tentar ser parte do mundo da alta tecnologia. Mas Portugal não vai conseguir resultados quantitativamente significativos porque não está a partir da melhor posição. Os países asiáticos estão mais bem posicionados.»

Devemos desistir de estar na vanguarda da alta tecnologia?

«Não, mas uma estratégia baseada na alta tecnologia não será muito eficaz. Há outras áreas onde é possível conseguir um aumento da produtividade de uma forma muito mais realista.»

Outra proposta que faz é a redução nominal dos salários. É realista pensar nessa possibilidade?

«Parece muito duro, e é, mas no passado costumava ser feito através das desvalorizações da moeda e era aceite. É importante salientar e convencer as pessoas que isto é a mesma coisa. É muito difícil para as pessoas aceitarem uma descida do salário nominal, mas é importante colocar esta possibilidade em cima da mesa porque pode ser a única maneira de recuperar a competitividade de forma relativamente rápida, evitando um desemprego prolongado. É necessário perceber que para aumentar a competitividade, com uma dada produtividade, é preciso que os salários em termos reais desçam. Isso vai sempre ter de acontecer. A questão é saber se se faz com desemprego ou sem desemprego. E é muito melhor fazê-lo sem desemprego.»
Entretanto, quem não parece estar de acordo com Blanchard é a economia portuguesa, pois os últimos dados do INE apontam para um agravamento dos custos do trabalho. O ICT cresceu 3,9 % em média, em 2005: mais 2,4 pontos percentuais do que em 2004. A evolução no último trimestre de 2005 representa, no entanto, uma desaceleração face ao trimestre imediatamente anterior. Tratam-se de dados ainda não corrigidos dos efeitos sazonais.

Sem comentários: