sexta-feira, novembro 25, 2005

Darwinismo empresarial

«Porque é a Toyota a companhia automóvel de maior sucesso? Será o resultado de "Intelligent Design" (ID) ou da Evolução?

«Um pouco das duas coisas, mas foram as inexoráveis forças da evolução, num ambiente de constrangimentos, que transformaram o intelligent design num dos requisitos para a sobrevivência. O imperativo evolucionista é sempre: "adaptar ou morrer".

«As pressões ambientais que a Toyota sempre teve de enfrentar nos EUA são um factor de produção que apenas as empresas nacionais podem comprar, ou seja: os políticos americanos.

«Enquanto as empresas nacionais e os seus sindicatos conseguiam obter rígidas barreiras alfandegárias e regulamentação protectora, a Toyota viu-se forçada a competir em termos de qualidade e focando-se no consumidor.

«A longo prazo, o proteccionismo dos EUA revelar-se-á provavelmente a melhor coisa que aconteceu à Toyota e, ao mesmo tempo, o factor primário a atirar a General Motors e o sindicato United Auto Workers para o caixote do lixo da história.»

in Catallarchy