domingo, outubro 09, 2005

"Socialismo" americano ameaçado

Um dos países que mais financia, com subsídios públicos directos, o seu sector agrícola, são os EUA - uma grande contradição que os extremistas defensores da total liberdade económica se "esquecem" frequentemente de mencionar - em geral é à Política Agrícola Comum da UE que esses fanáticos gostam de rosnar.

Mas talvez tenha chegado a altura de os EUA provarem do remédio que tanto gostam de prescrever aos outros. O Financial Times dá conta de que a administração americana admitiu que o país precisa de «pensar para além dos limites da actual política agrícola». Segundo o FT isto é um sinal de que o governo americano está prestes a reconsiderar décadas de uma política de subsídios directos aos seus agricultores (Artigo completo aqui).

O governo americano reconhece que é o seu posicionamento face à Organização Mundial do Comércio que o obriga a enfrentar este problema: o responsável governamental pela Agricultura, Mike Johanns, admitiu que «Em breve, teremos de decidir entre acolher uma nova era na agricultura ou continuar a confiar numa política agrícola que foi concebida há 75 anos, quando a face da agricultura era muito diferente. Se formos para a Organização Mundial do Comércio, timidamente, com um programa agrícola do passado, podemos antever um futuro a jogar à defesa para poteger a nossa fatia no comércio mundial, estando sempre à espera de qual será o nosso programa agrícola a ser contestado a seguir.»


Sem comentários: