domingo, outubro 16, 2005

A metáfora do frango

Há um mito segundo o qual existem mais mulheres do que homens. Ainda ontem ouvi o NIlton na televisão a perguntar a um convidado: "É verdade que há 7 mulheres para cada homem?".

Bem, o Nilton é um exagerado. Mas em tempos circulava como boa a notícia de que "há mais mulheres do que homens" ou que "há duas mulheres para cada homem". Tem todo o ar de ser um mito masculino, certamente nascido da ingnorância ou do desejo - ou de ambos.

Percebe-se que os homens sonhem com um mundo dominado pelas mulheres (mas apenas em termos estatísticos, atenção!) e com um mundo efemininado (no bom sentido, é claro!). Não será uma aspiração à poligamia, coisa que daria muito trabalho e sairia caro. Será antes, e de acordo com a lei da oferta e da procura, um desejo de ver aumentar o próprio preço, ou de ter mais por onde escolher.

A dura realidade estatística, no entanto, não confirma o mito: em Portugal haverá 94 homens por cada 100 mulheres. Ou seja: quando muito, só 6 homens é que poderiam aspirar a ter mais do que uma, por força dos números. Porém, e atendendo à prova de que as estatísticas mentem, fornecida pela famosa metáfora do frango ("os dados dizem que em média cada habitante come um frango, mas há os que comem dois e há os que não comem nenhum"), nada impede os homens de sonhar...

Sem comentários: