quinta-feira, outubro 13, 2005

Mentes brilhantes

Quem poderia estar melhor apetrechado para compreender a Teoria dos Jogos do que a "tribo do futebol" ? Não admira pois que o blogue Povo Leonino, aproveitando o Nobel da Economia, faça esta "aplicação" das ideias de Thomas Schelling à actual conjuntura do seu clube [sublinhados do "Pura Economia"]:
«Diz este economista que grande parte das escolhas humanas são mais determinadas pela acção dos outros do que por outros critérios, como a racionalidade. Isto é, quando um indivíduo escolhe A em vez de B isso acontece, também, porque a escolha de alguém assim o motivou - ou seja, não basta a experiência acumulada, a razão ou mesmo a emoção para justificar as escolhas humanas. Só somando a influência das escolhas de outrém se consegue desenhar com rigor o processo que leva a uma escolha.

«Aplicando esta teoria no caso do Sporting Clube de Portugal: hoje Dias da Cunha analisa e estuda o que vai mal no Clube, com um ano de atraso é certo. O interesse demonstrado por Dias da Cunha é não mudar muito na estrutura do Sporting, fazendo apenas alguns ajustamentos que são manifestamente pouco. Mas e se de facto o comportamento de todos os Sócios do Sporting for de demonstrar ao Presidente do Clube que o seu projecto é curto e que passa muito mais do que pela simples substituição de pessoas? Que impacto terá no processo de decisão de Dias da Cunha (e de acordo com esta teoria económica) um aviso real de um descontentamento pelo rumo traçado? Para Thomas Schelling, Dias da Cunha poderia até recuar. A responsabilidade do futuro do Sporting está portanto nas mão de todos nós e não apenas de uma pequena "familia" que insiste em governar sozinha o Clube.

«A responsabilidade de tornar o Sporting num Clube melhor não está apenas na Direcção. Está em cada Sportinguista - porque Schelling diz que o seu comportamento tem um fortíssimo impacto nas decisões do Presidente do Sporting
É uma curiosa abordagem à Teoria dos Jogos, mas temos que manter as mentes abertas. Apesar de tudo, vejo algum fundamento (quando aplicado à "tribo do futebol") no aforismo: "as escolhas são mais determinadas pela acção dos outros do que por outros critérios, como a racionalidade".

Por isso, eu aconselharia os sportinguistas a aprofundar a Teoria, recorrendo, por exemplo, ao "dilema do prisioneiro", com Dias da Cunha e José Peseiro, cercados pelas claques em Alcochete, e sem poderem falar um com o outro (isto é importante) a ter de optar por confessar, ou não, que o treinador tem de ser substituído. Qualquer coisa do tipo:

 Dias da Cunha
confessanão confessa
 P
e
s
e
i
r
o
 


 confessa 




não
confessa





            a1,b1           





           a2,b1           





a1,b2





a2,b2



Deixo a definição das penalidades para as claques. Também seria importante agregar a preferência inter-temporal, já que Dias da Cunha, alegadamente, «analisa e estuda o que vai mal no Clube com um ano de atraso».

Outra possível formulação, atendendo a que «para Thomas Schelling, Dias da Cunha poderia até recuar», seria:
  • Dias da Cunha: recua / não recua
  • Sportinguistas: avançam / não avançam

    (A propósito: que «soma da influência das escolhas de outrém» é que determina as "escolhas" das claques ?)
  • Sem comentários: