quarta-feira, outubro 19, 2005

Fia-te na Virgem (2)

Tyler Cowen, no Marginal revolution, alerta para que não coloquemos demasiada esperança nos stocks de Tamiflu que os governos estão a armazenar (note-se que o texto é especificamente dirigido aos EUA):
«1. O Tamiflu deve ser tomado no prazo de dois dias após sintomas. A probabilidade de se obter o Tamiflu rapidamente, numa pandemia, não será muito elevada (a não ser que se tenha comprado algum do próprio bolso).

2. O Tamiflu, se for tomado preventivamente, pode prevenir a doença, mas serão necessários dois comprimidos por dia. Apenas o pessoal médico essencial e alguns políticos é que receberão tal tratamento.

3. Você dirige-se ao serviço de urgência e ali alguém vai decidir qual o seu lugar na lista de prioridades. Temerá o hospital uma queixa judicial? Quanto tempo demorará isto? Necessitará de autorização federal ou regulamentar?

4. Dado o perigo de contágio, você não terá receio de se dirigir à urgência hospitalar? Afinal, no seu caso, pode ser apenas uma gripe comum.

5. Muito do stock de Tamiflu será utilizado em falsos alarmes, tais como constipações e gripes comuns.

6. O stock de Tamiflu tem validade apenas para uns anos. Se a pandemia não ocorrer em breve, serão os stocks renovados? É que a gripe das aves deverá ficar por cá uns bons 10 anos, como reservatório para possíveis mutações.

7. Há a probabilidade de o virus desenvolver imunidade ao Tamiflu, especialmente se o medicamento for aplicado indiscriminadamente na fase inicial de uma pandemia.»

in Marginal revolution (adaptado)

Sem comentários: