quinta-feira, outubro 06, 2005

Dilema do prisioneiro

Já que estamos em maré de prémios, aqui fica a notícia de que uma equipa da Universidade de Southampton foi a vencedora da edição de 2005 do concurso "Iterated Prisoner's Dilemma".

O "Dilema do Prisioneiro" é um problema do âmbito da Teoria dos Jogos. Na sua versão mais conhecida, dois cúmplices de um crime são aprisionados e separados para interrogatório pela polícia, estando cada um deles perante as seguintes escolhas: confessar o crime ou calar-se. Se um confessar e o outro se calar, o primeiro é perdoado e o segundo apanha 10 anos de cadeia. Se ambos confessam, ambos são castigados com seis meses. Se ambos se calam, ambos apanham 6 anos. Nenhum deles suspeita qual será a opção do outro. No "dilema do prisioneiro repetido" (iterated), os jogadores vão tomando decisões sequenciais.

O "Dilema do Prisioneiro" simula o problema de como é que a cooperação pode surgir (ou não) de agentes egoístas. A formulação pode ser aplicada questões tão diversas como a concorrência em mercados económicos ou guerras.

Documentos relacionados:
  • Teoria dos Jogos - Uma introdução à disciplina que vê a vida como uma sequência de jogos
  • O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
  • Sem comentários: