quarta-feira, outubro 19, 2005

Biologia e Economia



Podcast de Russ Roberts com Don Cox sobre o papel da Biologia na Economia, onde se abordam temas como a expansão da Economia para áreas tradicionalmente "não-económicas" (o "Imperialismo da Economia"), o acasalamento dos humanos, poligamia, monogamia, infedilidade, o uso de cintos de segurança, etç. Uma conversa muito dominada pelos "incentivos" (embora algo mecanicista para o meu gosto) e onde se fala mais de Biologia humana do que de Economia, mas muito interessante.

Uma questão que os economistas tendem a ignorar: deverão ser tidas em conta as diferenças entre homem e mulher quando se procura compreender o comportamento dos indivíduos? Doutra forma: pode não haver "blogues no feminino", mas haverá "leis económicas no feminino"?

A tecnologia do podcast foi fornecida pelo Radio Economics, de James Reese, que tem lá mais gravações disponíveis. Trata-se de um ficheiro grande: 53 minutos e meio de conversa, mas que passa bem no MediaPlayer. O endereço do ficheiro de som, em mp3, é:

http://www.acidplanet.com/mediaserver/casts/0003000/ap-20051014-327.mp3

  • Don Cox é docente no Boston College
  • Russ Roberts mantém (com Don Boudreaux) o blogue Cafe Hayek; é autor dos livros "The Choice: A Fable of Free Trade and Protectionism" e de "The Invisible Heart: An Economic Romance"
  • James Reese é docente na University of South Carolina Upstate

    url: http://puraeconomia.blogspot.com/2005/10/biologia-e-economia.html
  • Sem comentários: