Na sequência da catástrofe de Nova Orleães está a desenvolver-se uma polémica sobre o tratamento dado pelos meios de comunicação em termos raciais. As duas imagens de cima, de deslocados a caminhar, meio submersos pela água e transportando bens, estão a ser usadas como exemplo de tratamento desigual; na fotografia da esquerda, com um jovem negro, a legenda dizia que ele tinha pilhado uma mercearia; na fotografia da direita, com dois brancos, a legenda era bem mais benigna: tratava-se de pessoas que tinham encontrado comida numa mercearia. As legendas originais, em inglês, eram as seguintes: 1) "A young man walks through chest deep flood water after looting a grocery store in New Orleans." 2) "Two residents wade through chest-deep water after finding bread and soda from a local grocery". Subsequentemente, a fotografia da direita foi removida pelo Yahoo a pedido da agência AFP. |
sábado, setembro 03, 2005
Racismo no tratamento jornalístico
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Meu caro,
Julgo que terá encontrado tal notícia e imagens via «o vilacondense» (http://ovilacondense.blogspot.com, ou por intermédio de outros blogos que a ele expressamente se referem.
Não tenho procuração do mesmo, mas julgo ser «cordial» manter a regra geral dos blogs da indicação da fonte. Porque todos (autores/leitores) ganhamos com isso.
nota 1: caso seja coincidência, as minhas desculpas.
Nota 2: excelente blog.
É certamente coincidência; vi a notícia na CNN (televisão) e fiz a seguir a minha busca das fotografias. Só depois de colocar o meu post é que vi a referência num outro blogue: "A Destreza das Dúvidas":
http://aguiar-conraria.weblog.com.pt/arquivo/129442.html
Seguramente que não vi o seu - fui vê-lo agora pela primeira vez. Mas agradeço o seu comentário. Também penso que se devem fazer sempre as devidas referências - neste caso, a CNN.
Enviar um comentário