«A música é frequentemente inspirada por emoções poderosas: amor, desejo, traição, corações desfeitos e... Economia?
Quando pensa na sua cação favorita, que conceitos económicos encontra expressos na respectiva letra?»
A vencedora foi Gina Masarik, com um ensaio sobre a canção "Diamonds Are a Girl's Best Friend", de Marilyn Monroe, onde a aluna da "Wadsworth High School" encontra a equivalência das três funções básicas da moeda: meio de troca, unidade de conta, reserva de valor. «Um beijo pode ser magnífico, mas não paga a renda. Embora um beijo não seja aceite como meio de pagamento e portanto não sirva como meio de troca, um diamante pode.» (etç.) O tema do ano anterior, 2004, tinham sido os filmes, tendo vencido Anna Dev com um ensaio sobre "Moeda e Bancos no filme Mary Poppins":«A visita das crianças ao banco dura menos de 10 minutos no filme e, no entanto, nesses 10 minutos o filme introduz os espectadores nos conceitos económicos fundamentais. O valor temporal do dinheiro e os juros compostos são introduzidos sob a forma de uma canção pelo idoso sr. Dawes, "um gigante no mundo da Finança". Acompanhado por um coro de outros banqueiros, o senhor Dawes tenta, com uma canção, convencer Michael da sabedoria em depositar numa conta bancária a sua modesta moeda, explicando a relação entre poupança e investimento, mostrando como as poupanças "prudentemente investidas pelo banco" financiarão investimentos como "caminhos de ferro em África, canais e plantações de chá. Michael recusa e pede a suamoeda de volta, entrando em luta com Dawes. Quando os outros clientes ouvem Michael a gritar "devolva-me o meu dinheiro", pensam que o banco está insolvente e o pânico que se segue desencadeia uma corrida aos depósitos e a bancarrota.» Também ficou bem colocado um ensaio sobre "O Senhor dos Anéis - Uma Epopeia de Oferta e Procura": «a natureza única do Anel resulta da quase perfeita rigidez da oferta: mais nenhum anel, poderoso como aquele, pode ser fabricado.» |
Sem comentários:
Enviar um comentário