terça-feira, julho 26, 2005

Professora à paisana


Bill Goffe (na mailing-list tch-econ@elon.edu - ensino de Economia):

«Tal como muitos docentes, tenho por vezes a sensação de que não compreendo os meus alunos lá muito bem. Vai sair um novo livro (aparentemente será lançado na próxima semana) que parece abordar este problema. A autora é uma professora de antropologia que se se tornou aluna durante um ano. Ela fez os possíveis por viver como caloira (usando o dormitório, prescindindo do cartão de estacionamento para docentes). Abordou esse ano como se estivesse numa cultura diferente. Eis um excerto da descrição que ela faz:»
«Porque será que os alunos nunca aparecem no meu gabinete, a não ser que estejam com problemas no curso? Começo a questionar-me. Porque é que alguns dos meus alunos não tomam um único apontamento durante a minha grande aula? E que pensar daqueles estudantes que trazem grandes lanches e comem e bebem durante as aulas? Eu e os meus colegas tentamos constantemente compreender a razão de um comportamente que nos parece bizarro. Também fomos assim? Serão os estudantes actuais diferentes?"»

"My Freshman Year: What a Professor Learned by Becoming a Student"
Rebekah Nathan
Cornell University Press - ISBN: 0801443970


Este artigo: Undercover Freshman, revela um pouco mais sobre a aventura e o conteúdo do livro:

«A ideia surgiu-lhe quando esteve a fazer uma auditoria a um curso. Rebekah Nathan reparou que os seus colegas estudantes - que não sabiam que ela era professora - incluíram-na nas discussões sobre planos para o fim-de-semana, trabalhos de casa, e o que pensavam do instrutor. Nathan compreendeu que na sua qualidade de docente, o seu estatuto tornava difícil a muitos estudantes falar abertamente com ela, por muito que o incentivasse.

«Nathan preocupava-se com a hipótese dos estudantes começarem a parecer "pessoas de uma cultura diferente", e perturbava-a o facto de ela não compreender esta cultura com a qual interagia todos os dias. A experiência da auditoria apenas aumentou a sua frustração. Viu que bastava que os estudantes removessem o título de "professora" da sua persona para se abrirem com ela. Algo que não conseguia nas suas próprias aulas.»
(...)
«Baseando-se em entrevistas que fez, em conversas com colegas professores, nas suas interacções com professores e outros trabalhadores, bem como nas suas cuidadosas observações diárias, o livro proporciona um relato vigoroso da vida académica (...) Inserindo a sua própria experiência e dos seus colegas num contexto mais amplo, Nathan descobriu que os estudantes de hoje enfrentam novos desafios para os quais as instituições académicas não se encontram adaptadas. No fim do seu ano de caloira, ela sentia uma afectividade e respeito pelos estudantes como um todo, que anteriormente apenas reservava a certas pessoas. Ser estudante, descobriu ela, é uma tarefa árdua. Mas ela também indentifica algumas incompreensões, malentendidos e erros [misperceptions, misunderstandings, and mistakes] fundamentais, de ambos os lados, afectando negativamente a vivência académica.»

1 comentário:

MJMatos disse...

Excelente sugestão! Já fiz o pedido à Amazon. Já agora, cumprimentos pelo blogue, que é uma bela adição para a minha lista de preferidos.