segunda-feira, junho 20, 2005

"É estúpido imitar modelos"


Jean-Paul Fitoussi, economista que preside ao Observatório Francês de Conjuntura Económica, tem uma entrevista no jornal "Público" de hoje, onde considera que "é estúpido imitar modelos" de desenvolvimento económico. A crítica estende-se ao seu próprio país, que anda a emular o modelo nórdico. Fitoussi acusa também a Europa de não ter lutado seriamente conta o desemprego: "Há quase 25 anos que a Europa é a única região do mundo a viver um desemprego em massa e sem fazer nada. Foi só conversa. Agora pegamos no modelo alemão, depois no irlandês, no dinamarquês... [Mas] o modelo de sucesso de uma década é o fracasso da década seguinte".

Fitoussi acusa também a Agenda de Lisboa de ser "pura rectórica":
«Quando se dá um objectivo e, o mesmo tempo, se diz que não pode custar um cêntimo, quer dizer, na realidade, que a Europa não está à procura de se desenvolver.

Se queremos fins, precisamos dos meios. Hoje, no quadro europeu, a Europa não tem meios para conduzir a estratégia de Lisboa. Países, incluindo Portugal, estão limitados pelas regras do PEC. Há pelo menos seis Estados membros entre os doze da zona euro, que representam 90 % da zona euro, que não têm os meios para conduzir uma estratégia.»
Sobre a capacidade económica da Europa:
«Estamos em vias de fazer crer à população europeia que o seu futuro depende da China ou dos Estados Unidos, como se a Europa fosse um pequeno país. Ora, em matéria de PIB, é o maior país do planeta, pelo que deve saber contar com os seus próprios recursos para se desenvolver e crescer, deve ter uma política de crescimento.»

Sem comentários: