sexta-feira, abril 22, 2005

Canivete suíço da mente


Um interessante artigo, a começar pelo título: Swiss army knife and Ockham's razor: modeling and facilitating Operator's Comprehenson in Complex Dynamic Tasks.

A ideia é: a partir de duas metáforas da mente desenvolver um modelo (VAN, Virtual Association Network) que permite explicar o desempenho humano e apoiar os processos de tomada de decisão em tarefas complexas, envolvendo multiplas variáveis e constrangimentos em rápida mutação. Sendo um instrumento multi-funcional, os autores recorrem à metáfora do "canivete suíço". O artigo inclui um perturbante exempo de aplicação: o bombardeamento de alvos móveis por um avião.

Tomar decisões a partir da simplificação de uma realidade observada altamente complexa, eis o programa da nossa mente - e dos seres vivos em geral, mesmo dos mais primitivos. Este artigo apresenta uma hipótese de trabalho para a compreensão (e replicação) dessa tarefa.

Nas referências bibliográficas lá estão dois artigos do "nosso" António Damásio:
  • Time-locked multiregional retroactivation: a systems-level proposal for the neural substrates of recall and recognition

  • Cortical Systems for the Recognition of Emotion in Facial Expressions .
  • Sem comentários: