sábado, março 26, 2005

Livros


Na edição de Março do Journal of Macroeconomics encontrei, entre os livros recenseados, estas referências:

European Monetary Integration, edição de 2004 do MIT, sobre as incertezas e desafios devidos às assimetrias do espaço euro. São abordadas as imperfeições dos mercados de produtos e de trabalho, o "peso" do voto dos pequenos países e a descentralização e as políticas fiscais.

Perspectives of the Economics of Aging, de David E. Wise, da Universidade de Chicago, 2004; pensões, saúde, mortalidade e cuidados médicos da população idosa, com análise da situação de vários países.

Monetary Strategies for Joining the Euro, de 2004; abordagem das estratégias fiscais e monetárias para os novos aderentes da União; ajustamento macroeconómico à mudança estrutural; importância do "efeito Balassa-Samuelson" de produtividade diferenciada entre sectores associada a salários não-diferenciados; o livro inclui ainda Portugal como case study. Entre os autores encontram-se Vítor Gaspar, Jorge Braga de Macedo, Luís Campos e Cunha e Patrícia Silva; estes dois últimos autores escreveram o capítulo: "Portugal and the EMU: 1996-2001, the crucial years" que se encontra disponível, em pdf, aqui.

Sem comentários: