sábado, fevereiro 05, 2005

«Nós, os Media»


O jornalista Dan Gillmor escreveu o livro «Nós, os Media», de forma interactiva: foi colocando cada capítulo na Internet e pedindo comentários aos seus leitores. Recebeu algumas dezenas de contributos que incorporou no texto. O livro, publicado originalmente no ano passado, tem agora a sua primeira tradução, precisamente em Portugal, pela mão da Editorial Presença. Leia-se a entrevista a Dan Gillmor no Público - Mil Folhas

Dan Gillmor tem um blogue em Dan Gillmor on Grassroots Journalism, Etc., onde afirma, numa das mais recentes entradas:
«A falta de transparência no mundo dos "fautores de opinião" [the world of opinion-making] é um escândalo permanente. O que temos hoje é um sistema de "lavagem" de opinião, onde interesses poderosos tentam criar apoio público para a sua visão dos assuntos, sem no entanto revelar as "agendas" ocultas. As organizações dos média depois publicam, ou emitem, despachos ingénuos que podem estar grosseiramente distorcidos, sem transmitir aos receptores das notícias a mínima sugestão sobre o que realmente se passa.»
O livro de Gillmor tem também o seu próprio blogue em We the Media, onde a edição portuguesa e o artigo do Publico são comentados, aqui, com referência ao blogue de António Granado, o Ponto Média, e a afirmação:
«Uma das razões pelas quais gosto de viajar é por encontrar pessoas que não são como eu, na sua própria terra. Todos nós refractamos a vida através de lentes humanas, mas as nossas culturas determinam muito do que nós somos para além disso.»

Sem comentários: