quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Não se hão-de ficar a rir



Os pensionistas, como se sabe, são uma chatice. Nunca mais morrem. Insistem em sobreviver apesar de - como muito bem mostram as televisões - viverem mal. Pesam como chumbo nas contas públicas. Tal como os reformados, insistem em beneficiar da melhoria da esperança de vida, quando qualquer economista sabe que isso é uma coisa meramente estatística, que se revela nos cálculos das médias e não serve para aplicar a casos individuais: os enviezamentos seriam horripilantes!

Como se não bastasse, os pensionistas não entregam as declarações fiscais: um abuso! É certo que eles estão muito abaixo do patamar de isenção. É certo que as pensões nem sequer devem constar das declarações. É certo que a Lei (que também tem falhas!) os isenta dessa entrega - mas não se pode admitir! É uma questão de igualdade: se os outros entregam, porque diabo não o fazem os pensionistas? Como querem que o Fisco saiba que estão isentos se não tem lá os papelinhos?

Dizem que os computadores poderiam esclarecer tudo isso, mas nós na administração fiscal não confiamos nessas máquinas frias e desumanas. Privilegiamos o tratamento personalizado e queremos ver toda a gente, cara a cara, encostadinhos aos balcões da Fazenda, admirando respeitosamente a magnificência da hierarquia fiscal.

Vai daí, desatámos a notificar milhares de pensionistas para a entrega das declarações - e não tarda, seguem as multas!

Pode pois a população portuguesa (agora que, afortunadamente, acabaram essas intimidades dos "portugueses e portuguesas") pagar os seus impostos e ficar descansada quanto aos pensionistas: eles não se hão-de ficar a rir!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas estão todos loucos? Alguém lhes explicou o que isso vai custar sem nenhum benefício? Filas maiores, mais lentas, no meio quem trabalha a perder tempo e a diminuir a produtividade nacional. Entretanto, os funcionários, necessários para fiscalizar os profissionais liberais indigentes mas com mecerdes, estão a ajudar os pobres dos pensionistas nas suas declarações inúteis... Lindo!

Acho que a ideia é diminuir o seu número, as condições nas repartições são tão inóspitas que sempre morrem alguns na fila ou de susto ao receber a notificação.