segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Empréstimos longos


Num anúncio que podemos escutar actualmente na rádio uma jovem esposa pergunta ao marido se não acha que a prestação da casa está muito elevada; responde o marido: "se pensarmos que já fomos a Cancun e agora não vamos a lado nenhum... está". O objectivo do anúncio, claro, é vender mais crédito, ainda que seja apenas pelo prolongamento do prazo de amortização. Eis o que nos diz esta notícia do Público sobre esta tendência para alongar os empréstimos:

«Os bancos estão a emprestar dinheiro para a compra de casa por períodos cada vez mais longos. E estão ainda a desafiar os clientes que já contraíram empréstimos há alguns anos atrás a reformular os contratos, alargando o prazo. Na base da estratégia de concessão de crédito por períodos mais alargados está a possibilidade de redução das prestações mensais, aliviando as famílias, muitas delas com uma taxa de esforço muito elevada, à beira da ruptura, e outras já em total insolvência. Como atractivo para estas reestruturações de crédito, os bancos estão a "oferecer" a concessão de créditos suplementares, com prazos de pagamento mais alargados, que permitem a muitas famílias pagar outras dívidas, resultantes da compra de outros bens serviços, ou mesmo fiscais. Com as novas ofertas, as famílias sentem uma alívio imediato nas prestações mensais, que em muitos casos representam 50, 60 ou mesmo 70 por cento do rendimento total do agregado familiar.»

Vale a pena ler este dossiê, que contém ainda informações sobre as propostas dos cinco maiores bancos, história de sucessos e de fracassos e uma chamada de atenção às armadilhas das cláusulas.

Sem comentários: