segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Empreendedorismo


Através do Business Pundit cheguei a esta notícia do BusinessWeek online sobre as motivações dos empreendedores. Normalmente considera-se que os empreendedores têm uma elevada tolerância ao risco, mas o investigador Brian Wu terá encontrado evidência de que eles são tão cautelosos como qualquer outra pessoa; a diferença, segundo Wu, estaria noutro lado:
(tradução minha)
P: Tem sido normalmente aceite que os empreendedores possuem uma tolerância ao risco maior do que o resto da população, mas o seu estudo terá concluído o oposto. Como assim?

R: Enquanto a sabedoria convencional assume que os empreendedores possuem uma grande tolerância ao risco, comparativamente com com o resto de nós, em experiências controladas, descobrimos de modo consistente de que eles não são assim tão diferentes. Em alguns casos, eram ainda mais adversos ao risco [do que o normal] e contudo continuavam a suportá-lo.

P: Quer dizer que está a desmascarar a sabedoria convencional?

R: Eu não diria tanto, mas tem que se ter em conta que existem dimensões de incerteza. Esta disparidade confronta duas dessas dimensões: uma respeita aos riscos incontroláveis, ou incerteza de mercado; outra respeita à incerteza acerca das capacidades. Os empreendedores, como qualquer outra pessoa, odeiam os riscos incontroláveis mas, por outro lado, são super-confiantes em relação às suas próprias capacidades. (...)

P: Mas como é que isso influencia o seu comportamento?

R: Os empreendedores parecem procurar o risco [appear to be risk seeking] no que respeita às suas capacidades. Por exemplo: se houver dois sectores, um com elevado custo de incerteza quanto às capacidades, e outro com baixo custo de incerteza quanto às capacidades, o empreendedor escolherá o primeiro devido ao seu excesso de auto-confiança.

Brian Wu ganhou o prémio para o "melhor paper de aluno de doutoramento" da Universidade da Pensilvania, [ver notícia].
O artigo, "Entrepreneurial Risk and Market Entry", pode ser obtido aqui.

Sem comentários: