quarta-feira, janeiro 26, 2005

Quando o real não corresponde à realidade...


Já sabíamos que "se torturarmos os dados durante tempo suficiente, eles acabarão por confessar" (Ronald Coase). Ficamos agora a saber que essas práticas torcionárias não ficarão impunes:
«A Câmara de Celorico de Basto admite mover uma acção judicial contra o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sequência da revelação, por parte desta entidade, do estudo de poder de compra concelhio, que coloca este concelho do Tâmega em último lugar no "ranking" nacional.» [ Público ]
O Presidente da Câmara não só desvendou o crime, como nos revela o móbil:
«... associando a alegada manipulação a alguém do PS - cujo nome não revelou - a trabalhar no INE e à recente aparição de Marcelo Rebelo de Sousa em Celorico, onde é presidente da Assembleia Municipal, num jantar-comício ao lado de Luís Filipe Menezes. "Se ele não estivesse a participar na campanha, Celorico estaria 30 ou 40 lugares acima"»
Como se vê, a questão é transversal ao espectro partidário, e até um merceeiro e autarca, eleito pelo PSD para presidente da Junta, embora sem concordar "muito" com as suspeitas lançadas pela edilidade, critica o trabalho do INE: «É evidente que, da forma que eles [INE] fazem o apuramento, o resultado é real, mas não corresponde à realidade daquilo que se vive aqui».

Sem comentários: