terça-feira, dezembro 28, 2004

Santanismo


Teresa Caeiro, a ubíqua Secretária de Estado das Artes e Espectáculos, tinha decidido impugnar, em 15 de Dezembro, os resultados do concurso para os apoios pontuais ao teatro na região de Lisboa e Vale do Tejo, na sequência de uma reclamação de um concorrente preterido. As companhias de teatro, cansadas de tanta espera (trata-se de apoios à actividade de 2004 !) resolveram protestar, porque precisavam das verbas e porque tinham medo que se perdessem na voragem orçamental. Na altura Teresa Caeiro garantiu que isso não aconteceria porque existia cabimento orçamental e ele não desapareceria.

Agora veio dar o dito por não dito e revogou o seu próprio despacho: a 23 de Dezembro a ministra da Cultura reconhecera à Lusa que, caso a situação dos concursos não fosse desbloqueada até ao final do ano, o Insituto das Artes (IA) deixaria de ter direito aos 700 mil euros já reservados, vendo-se obrigado a resolver o problema com recurso ao orçamento de 2005, que é insuficiente.

Como se não bastasse, Teresa Caeiro aproveita agora para atirar as culpas para o organismo que ela própria tutela: "O IA é o responsável pelo bom funcionamento dos concursos e se tudo tivesse corrido de forma legal eu não teria que intervir", disse ontem Caeiro à agência Lusa. "Se não tivesse havido uma falta de controlo do IA o processo já estaria concluído." [ Notícia do Público ].

Já em 22 de Dezembro Teresa Caeiro e o director do IA tinham dado um belo exemplo de santanismo:
"O director do Instituto das Artes, Paulo Cunha e Silva, afirma que não vai abrir no próximo ano os concursos para os apoios pontuais às artes." [ Notícia do Público ]

"Ao contrário de Cunha e Silva, Caeiro diz que os concursos «vão ser abertos como é evidente e ponto final, porque é uma obrigação do Estado»." [idem]

Sem comentários: