quarta-feira, dezembro 15, 2004

Maus a matemática


No Público de hoje (suplemento "Forum Empresarial"): "para um aluno português médio, resolver um problema matemático é uma grande dificuldade".

Veja-se como ficaram os nossos alunos classificados a matemática no recente estudo da OCDE, PISA 2003 (valor médio = índice 500):

Finlândia544 Irlanda503 
Holanda538 Eslováquia498
Bélgica529 Noruega495
Suíça527 Luxemburgo493
Islândia515 Polónia490
Dinamarca514 Hungria490
França511 Espanha485
Suécia509 Portugal466
Áustria506 Itália466
Alemanha503 Grécia445

3 comentários:

Anónimo disse...

Aposto que as perguntas mais falhas pelos aluno portugueses são as com enunciado mais extenso. O verdadeiro problema é que são analfabetos funcionais, não percebem o que leêm. Se não percebem a pergunta como podem responder? Se não percebem o que leêm como podem estudar?

Alfred E. Neuman disse...

Antes tivéssemos atingido a média de Portugal: cá no Brasil fizemos míseros 334 pontos (ficamos à frente apenas do Peru, com 292).

J.A. disse...

É verdade que se não se perceber a pergunta não se pode equacionar sequer o problema no matemático. Mas o contrário também é verdade: o domínio da matemática ajuda o cérebro a compreender os problemas complexos.