quarta-feira, dezembro 22, 2004

Maravilhas do Estado Providência


Segundo o Público a venda dos activos da Galpenergia no gás natural poderá ser a solução milagrosa prometida ontem pelo PM na conferência de imprensa destinada a "acalmar o país".

«A eventual solução recupera a ideia principal do "plano B" que Álvaro Barreto tinha para o sector da energia, com a retirada dos activos do gás e o parqueamento das acções detidas pela EDP, mas agora vendendo o terminal de gás de Sines e o armazenamento subterrâneo à Rede Eléctrica Nacional.

«Para respeitar a lei das privatizações e das finanças públicas, a operação terá de respeitar várias condições, nomeadamente a de não poder ser a privatização de uma participação do Estado - neste momento, o Tesouro é quem detém a maioria da posição do Estado, tendo a Parpública uma posição residual -, mas uma venda de uma parte do negócio da Galpenergia a outra entidade empresarial, o que dá direito à geração de mais-valias extraordinárias, logo a dividendos extraordinários a distribuir pelos accionistas.»
Não acham uma maravilha, este Estado Providência, gerando milhões de receitas e de mais-valias apenas por decreto? Magia pura! Onde é que o sector privado consegue tal coisa?

Sem comentários: