quinta-feira, dezembro 09, 2004

Cidade de Meda, e outras


Meda, Trancoso e Sabugal (distrito da Guarda), Caparica (Setúbal), Estarreja e Anadia (Aveiro), Reguengos de Monsaraz (Évora), Valbom (Porto) e Tarouca (Viseu) são as dez novas cidades a aprovar amanhã pelo dissoluto Parlamento.

Tem havido uma banalização da atribução deste "galardão" que, muitas vezes, não corresponde a nenhuma realidade urbana, para além da dimensão da loucura construtiva e da pressão dos respectivos lóbis: "Democracia oblige".

Para além do ridículo da situação, a única coisa que se consegue é desvalorizar o título. Paciência. Lá terão as urbes a sério de inventar novos rituais de afirmação da respectiva excelência.

A reportagem incluída no Correio da Manhã de hoje (não disponível online, para além do lied) mostra a maioria das populações alheadas do processo e denunciando as gritantes carências daqueles aglomerados. Nem as populações acreditam naquilo - como se comprova pela apatia.

1 comentário:

João Pedro disse...

Exactamente. Há povoações, como Tarouca, ou subúrbios, como Valbom, cuja capacidade para ser cidades é extremamente duvidosa.