quinta-feira, novembro 04, 2004

Leituras sobre Jesus Cristo

Já farto das tretas de Dan Brown ("O Código Da Vinci") fiquei contente por saber que estava traduzido em português um livro sobre "A Verdadeira História de Jesus". Quem o dizia eram vários responsáveis da Igreja Católica, num programa radiofónico de Carlos Pinto Coelho. Comprei o livro (Editorial Notícias, autor: E.P.Sanders) que de facto parece ser um exercício sério de busca da verdade histórica sobre a vida de Jesus.

Impressionou-me o facto de Jesus ter acreditado que a vinda do "reino de Deus" à terra estava para breve, e de os discípulos terem conversado com ele sobre pormenores práticos do tipo: como é que chego lá, em que lugar é que vou ficar sentado (relativamente a Deus, é claro). Jesus Cristo lá ia respondendo às questões com umas evasivas: "eu sou o caminho", ou "a casa de Deus tem muitos quartos", etc., que hoje são inteligentemente lidas como metáforas.

O corpus da religião católica, na realidade, não nasceu "completo" com Jesus Cristo, o qual, em termos teológicos, pouco mais representava do que uma ligeira variante do Judaismo, incorporando profecias e aspirações colectivas comuns a outras seitas da época. Ele foi sendo construído ao longo dos séculos, a partir da imagem fortemente idealizada de Cristo e da sua deriva apostólica. Isso não quer dizer que seja menos verdadeira: pelo contrário, a ideia de que existe uma "verdade histórica" sobre Jesus Cristo que, uma vez revelada (ou descoberta) permitiria reconduzir a religião Católica a uma pureza inicial, é que não passa de um mito.

Sem comentários: